Um segredo à vista de todos

Um segredo à vista de todos

Lisboa tem colinas. Desculpem constatar o óbvio.


Mas por muito que a geomorfologia da cidade lhe dê um encanto muito próprio, este palavrão também pode por vezes traduzir-se num desafio, numa cidade em que inclinações acentuadas, estradas de pedra populadas de carris de elétrico e ruas estreitas parecem unir-se numa conspiração para testar os limites da sua paciência e do carro que conduz.

Mas para quem está ao volante de um automóvel que ostenta as palavras “Hill Assist” na sua lista de competências uma cidade com sete colinas pode proporcionar momentos agradáveis, até divertidos. É certo que o novo 2008 é um SUV por direito próprio, mas nunca ninguém disse que ele não se sente em casa no território alfacinha!

 

Sete Colinas combo

 

Para provar isso mesmo, o Miradouro da Nossa Senhora do Monte foi o ponto de partida para a conquista da cidade. E dizemos isto de forma literal, porque foi no topo desta colina, onde hoje os casais se dirigem para deixar os cadeados que simbolizam o seu amor (e ver a paisagem), que D. Afonso Henriques instalou o seu acampamento antes de conquistar Lisboa aos mouros, em 1147.

Esta é uma pérola escondida na Graça, por isso tentem não contar a muitos dos vossos amigos

A nós, conquistava-nos a fome e foi por isso que estacionámos (com a ajuda muito bem-vinda da câmara traseira) na rua estreita de São Gens, mesmo em frente ao Café do Monte. Esta é uma pérola escondida na Graça, por isso tentem não contar a muitos dos vossos amigos que aqui se come bem, que o espaço é cool e que se sente uma certa aura da Paris boémia, no meio dos livros, do bric-à-brac, os jogos de tabuleiro que estão à espera que acabemos o nosso croque libanês ou a salada de chévre chaud.

Com a força reposta, a cidade estava pronta para ser tomada. Foi com bastante facilidade que negociámos as ruas que descem do Panteão até Alfama, onde em alguns sítios quase que podíamos tocar nas paredes se abríssemos os braços. Curvas apertadas, obras inesperadas que nos obrigavam a recuar, os desafios de uma cidade que não para de se reinventar desde que foi conquistada pela primeira vez. E que para nós, foi uma conquista fácil.

COORDENADAS

Latitude 38.71910802 | Longitude -9.13275881 | Elevação 102 m
14/06/2016

2008 o SUV de Sensações únicas

No segmento dos SUV compactos, o novo SUV PEUGEOT 2008 distingue-se.  Design marcante, aliado à melhor tecnologia, para proporcionar momentos inesquecíveis, seja qual for o terreno em que […]
07/05/2014

Areia e Velas

Hão de passar-se muitos mais anos até que das Velas só sobre areia. E é essa resistência da engenharia e do engenho que permitem que estejamos estacionados ao lado do Forte, protegidos do vento que fustiga as janelas do 2008, olhando para as ondas de um mar que tem tanto de belo como ameaçador.
06/05/2014

Leve e majestosa como uma Pen(inh)a

É no meio do caos que por vezes se encontra a maior beleza. Isso é especialmente verdade na Peninha, onde podemos contemplar uma paisagem bela, imponente, de tirar o fôlego, que abraça com força o Atlântico e toda a região da Grande Lisboa, até onde os nossos olhos sejam capazes de alcançar.
05/05/2014

Pequenas grandiosidades

Esta aldeia a poucos minutos de Mafra – e consequentemente a dois passos de Lisboa – é como a “terra” que as gerações mais novas provavelmente desconhecem.