Leve e majestosa como uma Pen(inh)a

Leve e majestosa como uma Pen(inh)a

PENINHA_767X850

É no meio do caos que por vezes se encontra a maior beleza.

Isso é especialmente verdade na Peninha, onde podemos contemplar uma paisagem bela, imponente, de tirar o fôlego, que abraça com força o Atlântico e toda a região da Grande Lisboa, até onde os nossos olhos sejam capazes de alcançar. O caos, esse, é o caos de blocos das rochas arredondadas, verdadeiros titãs onde o homem erigiu um monumento religioso e um palacete romântico, mesmo por cima do local onde a natureza erigiu o Maciço Magmático de Sintra.

Chegar lá é um trabalho que também bebe desta dualidade entre o romântico e o lado mais despido do mundo natural. O tom vermelho do Peugeot 2008 sobressai entre o verde da vegetação endémica da serra de Sintra, as árvores cobertas de hera, os fetos suaves ao toque, aquele ambiente tipicamente misterioso de uma floresta de clima temperado, onde a humidade é constante, a temperatura controlada como uma espécie de ar condicionado gigante.

PEninha-combo_LR

 

É quando se chega perto da placa que indica o Santuário da Peninha que a aventura começa. Chegado ao ponto em que o asfalto acaba, é hora de mudar o Grip Control para o modo mais adequado à subida que nos espera, umas poucas – ainda que exigentes – centenas de metros de terra batida, gravilha, rochas salientes, que nos separam do firmamento longínquo.

O topo da montanha deixa-nos num estado conflituoso, entre o desejo de chegar ao destino e a vontade de que este desafio emocionante perdure

O medo não pode ser passageiro. Hesitar no pedal do acelerador será sempre pior do que confiar nas capacidades da máquina que se conduz. Com uma velocidade constante e o sistema de tração a fazer o que lhe compete, a inclinação da subida até ao topo da montanha deixa-nos num estado conflituoso, entre o desejo de chegar ao destino e a vontade de que este desafio emocionante perdure, só mais um pouco, só mais um pouco…

São poucas as máquinas que chegam a este ponto. As que conseguem, tal como a que nos trouxe até ali, podem partilhar connosco do momento de contemplação serena. Podem até, por momentos, ser parte do caos, parte da beleza, ombrear por mérito próprio com os titãs da Peninha.

 

14/06/2016
PEUGEOT_2008_2016_301_FR.img

2008 o SUV de Sensações únicas

No segmento dos SUV compactos, o novo SUV PEUGEOT 2008 distingue-se.  Design marcante, aliado à melhor tecnologia, para proporcionar momentos inesquecíveis, seja qual for o terreno em que […]
08/05/2014
DSCF3719

Um segredo à vista de todos

Mas para quem está ao volante de um automóvel que ostenta as palavras “Hill Assist” na sua lista de competências uma cidade com sete colinas pode proporcionar momentos agradáveis, até divertidos.
07/05/2014
GUINCHO_767X850

Areia e Velas

Hão de passar-se muitos mais anos até que das Velas só sobre areia. E é essa resistência da engenharia e do engenho que permitem que estejamos estacionados ao lado do Forte, protegidos do vento que fustiga as janelas do 2008, olhando para as ondas de um mar que tem tanto de belo como ameaçador.
05/05/2014
ALDEIA_767X850

Pequenas grandiosidades

Esta aldeia a poucos minutos de Mafra – e consequentemente a dois passos de Lisboa – é como a “terra” que as gerações mais novas provavelmente desconhecem.

COORDENADAS

Latitude 38.7684985 | Longitude -9.4605618 | Elevação 463 m