Pequenas grandiosidades

Pequenas grandiosidades

ALDEIA_767X850

Houve quem dissesse que as coisas pequenas são, realmente, as mais importantes.

Como se o segredo da felicidade estivesse na pequenez e não na grandiosidade. Se assim for, declaramo-nos culpados de batota, porque colocar as coordenadas da Aldeia da Mata Pequena no GPS do Peugeot 2008 é praticamente garantir momentos felizes.

Esta aldeia a poucos minutos de Mafra – e consequentemente a dois passos de Lisboa – é como a “terra” que as gerações mais novas provavelmente desconhecem. Uma rua não muito comprida, ladeada de casas tradicionais, recuperadas de forma irrepreensível, com uma imensa atenção aos pormenores, aos detalhes da vida em ambiente rural tal como ela foi vivida ali mesmo, há décadas. Desde as loiças, às mobílias, as vigas de madeira no teto, tudo o que está dentro destas casas está ali porque os anciãos, as pessoas que lá viveram, disseram que era assim que tudo estava antes dos moradores terem seguido outro caminho.

combo

Nos dias que correm, quem alugar uma das casas para uma escapadinha de fim de semana ou para as férias, tem a certeza de alcançar uma paz que é impagável, rodeada pelo cenário estonteante da Zona de Proteção Especial do Penedo do Lexim, onde em tempos houve um vulcão. Um cenário ideal para entrar em contacto com as raízes de outros tempos, ajudar a alimentar os vários animais da aldeia, desde os gatos recém-nascidos aos coelhos e galinhas, sem esquecer o porco e o burro. Já os pavões que circulam livremente pela aldeia, ainda que majestosos, também são um pouco antissociais…

Um cenário ideal para entrar em contacto com as raízes de outros tempos

Se forem precisas mais provas de que este pequeno pedaço de terra encerra em si algo de grandioso, basta seguir as direções dos proprietários da Aldeia, para chegarem até à zona das cascatas. Alguns quilómetros de estrada batida, território favorável a um SUV com capacidades especiais de tração, levam a um cenário meio escondido, talhado no meio das escarpas, onde um ribeiro se precipita numa queda de alguns metros. Chegar ali e testemunhar aquele pequeno quadro cuidadosamente pintado pela natureza ao longo de milhões de anos é simultaneamente apreciar as coisas pequenas e as grandiosas, como uns minutos preciosos de silêncio, dificéis de alcançar.

14/06/2016
PEUGEOT_2008_2016_301_FR.img

2008 o SUV de Sensações únicas

No segmento dos SUV compactos, o novo SUV PEUGEOT 2008 distingue-se.  Design marcante, aliado à melhor tecnologia, para proporcionar momentos inesquecíveis, seja qual for o terreno em que […]
08/05/2014
DSCF3719

Um segredo à vista de todos

Mas para quem está ao volante de um automóvel que ostenta as palavras “Hill Assist” na sua lista de competências uma cidade com sete colinas pode proporcionar momentos agradáveis, até divertidos.
07/05/2014
GUINCHO_767X850

Areia e Velas

Hão de passar-se muitos mais anos até que das Velas só sobre areia. E é essa resistência da engenharia e do engenho que permitem que estejamos estacionados ao lado do Forte, protegidos do vento que fustiga as janelas do 2008, olhando para as ondas de um mar que tem tanto de belo como ameaçador.
06/05/2014
PENINHA_767X850

Leve e majestosa como uma Pen(inh)a

É no meio do caos que por vezes se encontra a maior beleza. Isso é especialmente verdade na Peninha, onde podemos contemplar uma paisagem bela, imponente, de tirar o fôlego, que abraça com força o Atlântico e toda a região da Grande Lisboa, até onde os nossos olhos sejam capazes de alcançar.

COORDENADAS

Latitude 38.8953792 | Longitude -9.3198824 | Elevação 121 m